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Como utilizar o e-mail marketing no pós-venda

09 Dec 2016 , Bianca

A concorrência não para de crescer. A cada dia surgem novas lojas virtuais e quem não quer ter o seu e-commerce ameaçado pela concorrência, precisa garantir ao seu cliente mais do que uma boa experiência de compra.

Separamos algumas dicas para que você estreitar a comunicação com o seu cliente utilizando uma ferramenta que você já tem: o e-mail marketing:

1) Respeite o tempo do seu cliente: Ligar para oferecer novas ofertas é algo impensável, por isso, no mundo do e-commerce não há forma mais rápida e prática de abordar alguém que através do e-mail marketing. Com esse recurso, você permite que o cliente tenha acesso a informação na hora que for mais conveniente para ele; o que traz muito mais aceitação ao seu contato;

2) Sempre agradeça seu cliente pela compra: Existiam, com certeza, no mínimo mais de 10 opções para o seu cliente efetuar a compra e ele escolheu sua loja. Então, a primeira etapa para construir um relacionamento é agradecer por ele ter tido confiança em adquirir o produto na sua loja virtual. Já nesse contato, convide o seu cliente para conhecer e acompanhar todas as redes sociais em que você está presente. Deixe bem evidente os meios de contato e quais os caminhos mais fáceis, caso ele precise lhe procurar, para uma eventual troca, por exemplo. Caso você tenha um canal de conteúdo, como Blog, convide-o enviando alguns temas que podem ser de seu interesse.

3) Seja sincero sobre o prazo de entrega: Abasteça seu cliente com o máximo de informações possíveis sobre o processo de entrega e em hipótese alguma minta sobre isso. Se você tiver como construir uma régua de relacionamento, disponibilize mensagens automáticas sobre o andamento do processo, até que o produto seja entregue. Dar satisfação ao cliente nesse momento de expectativa só tende a aumentar a confiança em seu serviço e com certeza será fator decisivo em uma próxima compra.

4) Certifique-se de que seu cliente ficou satisfeito: É fundamental medir a qualidade do serviço prestado diretamente com seu cliente. A maneira mais fácil e rápida é através de “pesquisas de satisfação”. Sempre que possível avalie a percepção do comprador sobre sua loja, facilidade de pagamento, tempo de entrega, embalagem, etc. Com os resultados em mãos, será possível determinar se alguma área precisa ou não de melhorias.

 5) Reative antigos compradores: Às vezes a pessoa teve uma boa experiência de compra, mas por algum motivo, acabou esquecendo sua loja e não a encontra mais. Que tal lembrar esse comprador de que você continua prestando o mesmo ótimo serviço? Reative antigos consumidores enviando um e-mail de “welcome back”, esse contato pode inclusive, conter alguma promoção especial.

6) Faça uma comunicação personalizada: Como você gostaria de ser tratado, pelo seu nome ou por “ei, você”? Pois é, faça com seu cliente o que gostaria que fizessem com você. Chame-o pelo nome, personalize esse contato, pequenas atitudes como essa pode ser a diferença entre você e seu concorrente.

7) Não seja inconveniente: Se o seu cliente aceitou fazer parte do seu mailing, trate-o muito bem. O conteúdo que você enviar deve ser o suficiente para que ele não esqueça sua loja e nem se canse de receber as mensagens; por isso a importância de criar e-mails com conteúdo relevantes. Recomendamos que antes de iniciar uma ação de “manutenção do cliente”, você utilize esse canal, como um meio para obter feedback de sua venda. Essa é uma forma barata de se informar sobre a opinião do seu cliente a respeito do que ele pensa do serviço prestado, produto, entrega e atendimento. Encerre o atendimento por completo de uma venda, antes de iniciar as novas ações.